O papel social da igreja de Cristo

| sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


Como a igreja de Cristo pode mudar a vida de milhões de brasileiros que lutam para sobreviver à guerra pelo pão nosso de cada dia.


Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vive abaixo da linha de pobreza. Todos os dias milhares delas morrem de fome. No Brasil, segundo dados do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de um terço da população, ou seja, 49 milhões de compatriotas estão nestas condições. São milhares de famílias brasileiras que lutam para sobreviver à guerra pelo pão-nosso-de-cada-dia com até meio salário mínimo per capita. Sem contar as pessoas sem rendimento. Se somarmos a este grupo as pessoas sem rendimento, este número chega à estimatica de 54 milhões de pessoas.
É diante deste cenário que, nós como cristãos, temos que fazer a diferença. Se olharmos para a história da igreja, veremos que quase sempre evangelização e responsabilidade social andaram juntas. Basta analisarmos as escrituras para compravamos em toda a história da igreja que Deus sempre foi e sempre será o Deus de justiça, de misericórida. Hoje, é por meio da comunidade cristã, ou seja da igreja, que se dá o exercício terreno da graça de Deus. Deus quer capacitar e usar cada um de nós para sua obra.
É preciso atentar que, muito mais do que atender as pessoas em suas necessidades básicas e imediatas, ou seja, o serviço social propriamente dito , é preciso por em prática a ação social, que é buscar eliminar as causas dessas necessidades humanas por meio de atividades em parceria com a comunidade e autoriades do governo. Para o Pr. Edevaldo Campo Jr ex-presidente da Fepas Federação Estadual de Assistência Social, responsável atualmente pela ministério da Igreja Batista Filadélfia, em Cidade Patricarca SP o assistencialismo não produz mudanças e gera atuações ineficientes. Para ele, é preciso levar até as pessoas o Jesus que restaura o ser humano por completo.
Tanto o serviço social como a ação social se complementam. É preciso atentar que mesmo a prática do serviço social não deve ficar restrita a prática assistencialistas. É a famosa expressão de não apenas dar o peixe, mas, também dar a vara e ensinar a pescar.
A igreja precisa tomar posição firme em relação a ação social cristã. Isso implica nadar contra a maré. Num país como o Brasil, onde impera a ética da desonestidade, da corrupção, da discriminação social. Nós, como igreja, temos o desafio de estruturar a ação social cristã diante deste cenário. Por isso, é muito importante que cada cristão desperte para a responsabilidade social e faça sua parte para a constituição de um país melhor. Como diz a palavra do Senhor: É preciso que cada cristão seja realmente o sal da terra pois ... se o sal for insípido, com que se há de salgar Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. (Mt 5 ?13)

Ingri Cicca
www.guiame.com.br

GABARITOS DO ENEM

| segunda-feira, 7 de dezembro de 2009




Nota Oficial – Gabaritos Enem 2009

O Inep verificou inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova aplicada neste final de semana. Em função disso, todo o material está sendo revisto. Os gabaritos oficiais serão divulgados amanhã, segunda-feira, a partir das 10h.
FONTE: http://gabarito.enem.inep.gov.br/

NOVO GABARITO

A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta.

"O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota", disse.

Segundo ele, "umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares". "Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados."

"O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido", afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo.
O NOVO GABARIO ESTÁ AQUI:
http://gabarito.enem.inep.gov.br/