Fifa avisa que punirá 'comemoração religiosa' na Copa

| quarta-feira, 9 de junho de 2010


A Fifa pediu aos jogadores de futebol moderação na expressão de sua fé durante a Copa do Mundo da África do Sul. Um comunicado já foi enviado às federações de futebol dos países classificados na tentativa de impedir que seus atletas festejem gols e vitórias com mensagens religiosas.
E o Brasil é um dos países que mais preocupa a Fifa quando se trata de manter religião e futebol separados.

O uso de mensagens escritas em camisetas usadas por baixo do uniforme já é proibido. Mas, em várias ocasiões, jogadores têm esperado o final da partida para rezar e exibir mensagens. A primeira grande polêmica surgiu quando o Brasil ganhou da Alemanha em 2002 e conquistou o penta. Há um ano, o tema voltou a fazer parte dos debates da Fifa diante da conquista do Brasil na Copa das Confederações, na África do Sul, quando a seleção não economizou nas referências religiosas.

As autoridades desportivas insistem que não querem transformar a Copa num evento político ou religioso. Mas vivem uma situação delicada, já que a aplicação de multas pode dar a polêmica impressão de cerceamento religioso.
Jerome Valcke, secretário-geral da entidade, acredita que a solução é pedir o compromisso das seleções para evitar as mensagens religiosas.
A assessoria de imprensa da Fifa disse que, ainda nesta semana, cada seleção receberá a visita de um representante da entidade para falar sobre temas relacionados com a Copa e o comportamento dos jogadores. A questão religiosa fará parte dos debates. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

==O PARAGUAI SE MANIFESTOU==

Assunção, 8 jun (EFE).- A Associação de Pastores Evangélicos do Paraguai (Apep) expressou hoje sua desaprovação quanto às normas vigentes na Fifa sobre as proibições de manifestações religiosas e que também serão válidas na Copa do Mundo da África do Sul.
A Apep, que reúne quase 1.800 pastores evangélicos cristãos, informou em comunicado sobre sua postura "após receber correspondências e ligações telefônicas de diferentes países nas quais expressam a preocupação pela suposta proibição de orar durante o Mundial da África do Sul".
O documento menciona que "tal proibição é atribuída ao presidente da Fifa, Joseph Blatter", que, segundo o texto, "teria manifestado que a oração incentiva a violência".
A Apep sustenta "que a oração nunca foi motivo para incentivar a violência" e que a mesma "incentiva a amizade, a fraternidade, a unidade, a tolerância e a paz".
"Também recebemos a denúncia de que a Fifa proibiria, por exemplo, que um jogador mostre uma camisa com alguma inscrição relacionada a sua fé", diz outro parágrafo do comunicado.
"Isto também é inadmissível, porque atenta contra a liberdade religiosa e a liberdade de consciência, direitos consagrados em todas as Constituições Nacionais dos cinco continentes", afirma a Apep.


Finalmente, os pastores evangélicos paraguaios, cujo país participará pela quarta vez consecutiva de um Mundial, solicitaram "encarecidamente às autoridades da Fifa, no caso que as denúncias que fazemos sejam verídicas, que deixem sem efeito as supostas proibições da oração e expressão de fé durante" a competição. EFE
O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO? COMENTE!

5 comentários:

Vini França disse...
quarta-feira, junho 09, 2010

Fala serio,
A FIFA poderia se preocupar com outras coisas, mas vai logo esquentar a cabeça com as mensangem dos Evangelicos.
Vini França

Elizeu disse...
quarta-feira, junho 09, 2010

Bom eu também acho um absurdo.
Não tem nada a ver essa proibição da FIFA.
Porém como relatado, eu não considero uma perceguição direta ao evangélicos, uma vez que a FIFA está proibindo qualquer frase nas camisetas por baixo do uniforme e qualquer tipo de religião, incluindo todas as religioes existentes.
Logo então eu não considero um perceguição direta aos evangélicos ja que é proibido qualquer tipo de religião.
Mais eu não concordo com essa proibição.

EQUIPE GREEN disse...
quarta-feira, junho 09, 2010

É OBVIO..Isso é um ABSURDO!
Vemos coisas horríveis no jogos, como por exemplo xingamentos explícitos por parte dos jogadores. As pessoas tem direito de se expressar, e as frase das camisas não atingem a ninguém. É a forma que o jogador tem de prestar agradecimento ao que ele quer.
Mas enfim, isso é sinal do fim dos tempos, e não será isso que impedirá a palavra de Deus de chegar aos aflitos!

Cristiane- Vitória ES.

Anônimo disse...
quinta-feira, junho 10, 2010

Ninguém merece a FIFA mais essa agora, que palhaçadaa!

Tanta coisa impoortante que eles deveriam proibir...Mas o povo de Deus não vai se calar ou parar!

Mary (namorada)

Paulinha disse...
sexta-feira, junho 11, 2010

Deus nã deixará de ser Deus por causa disso..mas eles não serão nada sem Ele...

Postar um comentário